PUBLICIDADE

Legado precioso

Paulo Mendes da Rocha, que morreu recentemente, foi um dos maiores arquitetos da nossa história – ele e Oscar Niemeyer foram os únicos brasileiros a ganhar o prêmio Pritzker, conheci- do como o Nobel da Arquitetura.

fotos: divulgação

Um dos maiores arquitetos brasileiros, Paulo Mendes da Rocha também foi grande designer

Deixou um legado na arquitetura, com o projeto do Museu Brasileiro de Escultura, o projeto de reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo, a Praça do Patriarca e a obra do Sesc 24 de Maio.

Seu legado é inestimável para a arquitetura brasileira, mas o que nem todos sabem é que ele também foi um grande designer. A Poltrona Paulistano, a mais famosa, foi criada por ele em 1957 e lhe rendeu o primeiro lugar na edição de estreia do Prêmio de Design Museu da Casa Brasileira. Já a Chaise PMR surgiu como continuidade conceitual da Poltrona Paulistano, utilizando a flexibilidade do aço e sua estrutura tubular. Em 2020, voltou a desenhar móveis, agora para a área externa, com a Linha 22 elaborada para a loja de móveis ,Ovo. Por Vinícius Vitoriano Retrato Ana Mello

Formas estruturais

A poltrona Paulistano faz parte da coleção de design do MoMA Nova York
@dpotbrasil
Croqui Poltrona Paulistano
Ovo Poltrona 22 com acabamentos em pintura eletrostática
@virgulaovo
Ovo Sofá 22 em aço carbono
@virgulaovo
Chaise longue contemporânea
@deezign.br

compartilhe

Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on twitter
PUBLICIDADE

Você pode gostar

Paulistano em harmonia

Batemos um papo com o jovem arquiteto Felipe Hess, cujo trabalho, caracterizado por projetos limpos com influência dos anos 1950, tem chamado a atenção de publicações nacionais e internacionais.

continuar lendo...

“Bom-dia, vizinho”

E achei genial ser impresso, porque dá para pegar e exibir que você está lendo aQuadra na praça. Essa visibilidade pública cria identificação, aproxima as pessoas e, mesmo que você não vá puxar conversa

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.