PUBLICIDADE

Legado precioso

Paulo Mendes da Rocha, que morreu recentemente, foi um dos maiores arquitetos da nossa história – ele e Oscar Niemeyer foram os únicos brasileiros a ganhar o prêmio Pritzker, conheci- do como o Nobel da Arquitetura.

fotos: divulgação

Um dos maiores arquitetos brasileiros, Paulo Mendes da Rocha também foi grande designer

Deixou um legado na arquitetura, com o projeto do Museu Brasileiro de Escultura, o projeto de reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo, a Praça do Patriarca e a obra do Sesc 24 de Maio.

Seu legado é inestimável para a arquitetura brasileira, mas o que nem todos sabem é que ele também foi um grande designer. A Poltrona Paulistano, a mais famosa, foi criada por ele em 1957 e lhe rendeu o primeiro lugar na edição de estreia do Prêmio de Design Museu da Casa Brasileira. Já a Chaise PMR surgiu como continuidade conceitual da Poltrona Paulistano, utilizando a flexibilidade do aço e sua estrutura tubular. Em 2020, voltou a desenhar móveis, agora para a área externa, com a Linha 22 elaborada para a loja de móveis ,Ovo. Por Vinícius Vitoriano Retrato Ana Mello

Formas estruturais

A poltrona Paulistano faz parte da coleção de design do MoMA Nova York
@dpotbrasil
Croqui Poltrona Paulistano
Ovo Poltrona 22 com acabamentos em pintura eletrostática
@virgulaovo
Ovo Sofá 22 em aço carbono
@virgulaovo
Chaise longue contemporânea
@deezign.br

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Culinária integrada

Inaugurado recentemente em São Paulo, o Dois Trópicos é um lugar que integra gastronomia, prática de ioga e botânica, onde as pessoas podem dedicar um tempo para cuidarem de si mesmas.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.