PUBLICIDADE

Alex Atala, o chef dos chefs

O premiado chef Alex Atala, que revolucionou a cozinha brasileira, comemora os 25 anos do D.O.M. e 15 anos do Dalva e Dito, em janeiro, com gratidão

Alex Atala, Chef do DOM - Jornal aQuadra

Com sua alta gastronomia que dá protagonismo aos ingredientes brasileiros, suas cores e sabores, Alex Atala colocou seu D.O.M. na lista dos 5 melhores restaurantes do mundo, e levou a gastronomia nacional para outro patamar. Não por acaso, é o chef brasileiro mais influente e premiado do mundo.

Quem diria que o jovem punk, que foi DJ justamente para fugir de toda a chatice burocrática dos negócios se tornaria um chef dessa grandeza, à frente de uma leva de funcionários! “Eu amo cozinhar. Trabalhar muitas vezes é estressante. É muito gostoso ir pra cozinha e fazer um prato delicioso. Outra coisa é fazer um prato delicioso 100 vezes por dia, todos perfeitos, com timing certo, na maior pressão. O trabalhar e o cozinhar não são exatamente a mesma coisa pra mim. Sigo apaixonado por cozinhar. Trabalhar é duro, difícil, estressante, mas eu levo bem”, conta.

Alex Atala, Chef do DOM - Jornal aQuadra
Alex Atala

Bem melhor depois da pandemia, que o levou a se reconectar com outros prazeres e a ter uma relação mais equilibrada com o tempo. Passou a meditar diariamente e restabeleceu a conexão com seus pais e irmã ao comprar uma casa na Bahia. “Como morei fora por muitos anos e depois me dedicava aos restaurantes em tempo integral, foi natural o afastamento, e essa reaproximação me fez bem”, diz.

A devoção ao trabalho, que o fazia se sentir obrigado a só trabalhar, também foi reavaliada: “Mudei bastante o ritmo depois da pandemia. Antes eu fazia questão e tinha orgulho de ser o primeiro a chegar e o último a sair dos restaurantes. Hoje faço o mesmo trabalho, mas só até 23h. E tudo bem, descobri que o centro do mundo não sou eu”, diverte-se.

Atala aprendeu a cozinhar em Bruxelas, viajou pelo mundo, explorou as entranhas do Brasil e, nesses 35 anos de cozinha, teve grandes conquistas e consagrou seu talento. A melhor prova disso são os 25 anos do sofisticado D.O.M., que oferece o menu degustação autoral do chef, e os 15 anos do Dalva e Dito, que além de pratos da cozinha brasileira, possui um empório de produtos made in Brazil. “É um momento de agradecimento por estar feliz com as coisas que vieram.

Não é necessário fazer comemorações, festas, promoção, só agradecer. Quero que o próximo ano seja de receber as pessoas com o prazer desses restaurantes existirem por todo esse tempo. E isso pode ser traduzido com essa reforma no Dalva e Dito, para receber bem as pessoas e dar a elas o que esperam do trabalho da gente”.

D.O.M.
Rua Barão de Capanema, 549
@d.o.m.restaurante

Dalva e Dito
Rua Padre João Manuel, 1.115
@dalvaedito

compartilhe

Modo de fazer
Sachê de especiarias
  • 1 cravo-da-índia
  • Pimenta-do-reino preta em grão a gosto
  • 1 folha de louro seco
  • 1 ramo de tomilho fresco
  • 4 talos de salsa
Material adicional
  • 30 cm de barbanteem grão a gosto
  • 1 quadrado de étamine (tipo de tecido para coar caldos) de 15 cm por 15 cm ou um pano tipo Perfex
Monique circulando com a sericleta.
os postais que imprime com o público
Monique circulando com a sericleta.
“As atualizações no Plano Diretor são importantes por que a sociedade vai mudando e é preciso adequar a cidade a essas transformações. A participação da população nesse processo é fundamental.”
Jornal aQuadra - ed.22 - Moradores X Construtoras
Andrea Matarazzo
“O processo revisional é um diagnóstico de como o plano funcionou até aqui. Portanto, é um e sforço responsável na busca pelo equilíbrio socioambiental.”
José Police Neto
“Vivemos um momento emergencial em que é muito importante que a prefeitura e a sociedade se mobilizem para reduzir os impactos da pandemia: adaptação de escolas, geração de empregos, habitação, ampliação de ciclovias.”
Jornal aQuadra - ed.22 - Moradores X Construtoras
Fernando Túlio

“O maior legado da Lina foi o modo de fazer uma arquitetura que tenha sentido, que crie ressonância no coração das pessoas, uma arquitetura que busca conforto, em todos os sentidos da palavra.”

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Astrasl da Primavera - Valderson de Souza - Ilustração Paula Stark

Astral da Primavera

Setembro começa com o bom astral da lua crescente. As atenções se voltam para o corpo, para o visual, é a largada das preparações para o final do ano que está logo aí.

continuar lendo...

Dribles do destino

A história da italiana Nádia Pizzo e do brasileiro Lalo de Almeida é quase um conto de fadas – quase porque ele não chegou em um cavalo branco, foi ela que desembarcou na porta da casa dele!

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.