PUBLICIDADE

Urbanismo de circunstância

Em um tempo não muito distante, a arquitetura costumava ser considerada a mãe de todas as artes, pois sem ela jamais teríamos condições de abrigar a pintura, a escultura, a música e a dança.

por Felipe SS Rodrigues | ilustração Luísa Amoroso

Pois bem, há algumas décadas questionamos se a arquitetura era realmente arte, e hoje ela parece ser tão sólida quanto as letras de uma canção. O que não mudou ainda é o desejo e a expectativa das pessoas de que ela perdure.

Por secretamente acreditarmos na nossa própria existência ilimitada, estendemos para o nosso entorno essa noção de estabilidade, mas a cidade tem sua própria ampulheta. A demolição de uma simples livraria – não tão simples, a premiada Livraria da Vila nos Jardins, do arquiteto Isay Weinfeld – pautou protestos de uma turma antiverticalização, do bairro vizinho, Pinheiros.

Nem o empreendimento que substituiu a livraria, nem a nova livraria na mesma rua possuem o empenho intelectual da construção anterior. Há uma década, os moradores da Vila Madalena protestavam contra prédios baixos – e bem desenhados – da Idea Zarvos entre as casas do bairro; pouco depois o plano diretor virou o disco e surgiram prédios sem estética e com andares demais para se contar. Na esfera pública, as leis são feitas, desfeitas e refeitas.

Ao final, é como se tudo tivesse a chance de existir num frame temporal. É preciso olhar com a devida distância a linha do tempo das coisas construídas – com uma lente espartana e outra condescendente – para se ter certeza que o mais sábio a se fazer é aproveitar o que existe de melhor diante de nós no presente.

Felipe SS Rodrigues – Arquiteto

https://www.felipessrodrigues.com/
@elipessr

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

O Japão é aqui - Jornal aQuadra

O Japão é aqui

São Paulo abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão – mais de 1,5 milhão de japoneses e seus descendentes.
Desde que os primeiros deles pisaram em solo brasileiro em 1908, São Paulo foi ganhando cada vez mais influência dessa cultura milenar admirável.

continuar lendo...
Editorial jornal aQuadra edição 27

Editorial aQuadra 27

Neste momento em que a volta ao mundo presencial parece mais acelerada do que podíamos imaginar, com tantos eventos e compromissos, percebo que o resgate das relações é o que recuperamos de mais importante.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.