PUBLICIDADE

Entre as Pausas

Tic toc, tic toc, tic toc. Há muito tempo não escuto a batida do relógio... afinal, substituí o antigo ponteiro por meu inseparável celular. Ele me avisa diariamente se é dia ou noite.

por Dra. Vania Assaly

Crônica por Dra. Vania Assaly - Jornal aQuadra
Dra. Vania Assaly

Tic toc, tic toc, tic toc.

Há muito tempo não escuto a batida do relógio… afinal, substituí o antigo ponteiro por meu inseparável celular. Ele me avisa diariamente se é dia ou noite.
Hackeada por um aplicativo de alta eficiência, verifico minha frequência cardíaca, pressão, glicemia, buscando sentido e direção.

Sentada diante da tela de meu computador, sinto-me potente por monitorar a vida. Novos sensores, equipamentos e aplicativos dizendo quem sou eu, o que faço, como vivo e se estou viva ou morta.

Posso saber minha temperatura, o que comer, beber, além da hora certa para dormir e acordar.

Pi Pi Pi INSPIRE EM 4, EXPIRE EM 8: aí vem meu gentil app de autocuidado, avisando que é preciso dar uma pausa e respirar.

UFAHHHH!

Questiono-me se este app contemplativo não está me atrapalhando. Deve estar mal programado ou quem sabe baixei o programa errado. Como ter 6 pausas durante o dia se mal consigo responder as mensagens… Saio da pausa e descarto o aplicativo ZEN e imediatamente procuro um para melhorar a performance.

Chego em casa exausta, subo 5 vezes a escada de 20 degraus obedecendo o comando do meu celular, que insiste em não me deixar descansar.

Vou deitar com duas horas de atraso e perco o sono pensando em como o corpo acertava as horas sem relógios e marca-passos. De que forma sincronizava o compasso das células e os diferentes ritmos do corpo ao do universo?

Caio no sono após tomar melatonina e valeriana e sonho que posso controlar todas as glândulas e regular os hormônios. Lá estou eu com meu pianinho tocando genes e acordando as células no ritmo da natureza. As glândulas do dia acordando ao som de rock e as noturnas com música clássica. Os órgãos colaborando entre si para que cada etapa da fisiologia aconteça como uma engrenagem mágica: cada célula com seu acorde produzindo enzimas, proteínas, neurotransmissores e vibrando ao som do grande maestro, a glândula pineal. Um sonho lindo como a beleza que encontramos na sabedoria do universo que há anos nos permite acordar com a luz do sol e dormir com as estrelas.

Acordo encharcada, será a menopausa precoce? Abro o celular e procuro pelo aplicativo de ciclo menstrual e logo me lembro que tenho 60 anos e já não tenho mais ciclos, estou em pausa. Durmo novamente e acordo tentando entender como chegamos até aqui sem Waze e Google Maps.

Institutovaniaassaly.com.br

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.