PUBLICIDADE

A Floresta Amazônica vai ao Japão

O Brasil já tem o projeto que vai representá-lo na Expo 2025, em Osaka. Marcio Kogan, arquiteto e fundador do escritório MK27, venceu o concurso realizado pela Agência Brasileira de Promoção de exportação e Investimentos (ApexBrasil) para levar o Pavilhão Brasil para a Expo Osaka 2025.

Fotos: Divulgação; Kit Ko/Unsplash (Osaka)

Expo Osaka - A Floresta Amazônica vai ao Japão - Jornal a Quadra

O projeto que explora a sustentabilidade é encabeçado pelos profissionais dos escritórios MK27 e Magnetoscópio que, além de Kogan, tem a arquiteta Renata Furlanetto como autora.

Em uma área construída de 2.806 m2, vai abordar o maior patrimônio do país, a Floresta Amazônica, revelando a sua importância na busca por aliviar as pressões climáticas e ambientais do mundo. Seus três andares propõem experiências imersivas, com efeitos às vezes sensoriais.

Marcio Kogan tem uma relação profunda com o Japão. Em entrevista exclusiva, ele conta como foi a criação do projeto vencedor.

Qual é a sua relação com o Japão?
Numa viagem, há 10 anos, cheguei à noite em Tóquio e em alguns minutos já estava apaixonado pelo lugar. Parecia um outro planeta, muito diferente, ou talvez o oposto do meu país. Desde então, fui para lá em todos os finais de ano, só interrompido pela pandemia. A sofisticação do tradicional e o radicalismo do moderno, costumes muito diferentes, o respeito, o silêncio e essa sensação de estar em outro planeta me fascinam.

Quais referências japonesas você costuma usar nos seus projetos?
Acho que em cada canto de Tóquio e Kioto você pode encontrar algo esteticamente sofisticado. Desde uma loja de vassouras até as roupas do incrível Issey Miyake.

Como consegue unir Brasil e Japão?
Uma geração de arquitetos incríveis como Kazuyo Sejima, Ryūe Nishizawa (só o Teshima Museum of Art vale uma passagem aérea para o Japão), Toyo Ito, Kengo Kuma, Sou Fujimoto e Junya Ishigami (o Art Biotop Water Garden também vale a viagem), tiveram uma grande influência do nosso modernismo e principalmente de Oscar Niemeyer.

Mas um bom exemplo desta união estará no pavilhão de Osaka, num restaurante japonês onde convidaremos o chef Hiroya Takano, do restaurante Shin Suzuran, que faz uma culinária japonesa com ingredientes amazônicos. Quem for poderá comer o sunomono de vitória-régia com lichia ou um tempurá de urtiga.

Qual foi sua maior inspiração na criação do Pavilhão?
Um elemento muito importante no nosso projeto foi a curadoria do Marcello Dantas e seu time da Magnetoscópio, que trouxeram o tema dos “Rios Voadores”, um fenômeno atmosférico que transforma o vapor gerado pela floresta amazônica em chuva em quase todo o Brasil, propiciando através da agricultura comida para bilhões. Vários cientistas envolvidos nesta pesquisa chamam a atenção ao desmatamento da Amazônia que poderá trazer um colapso em todo esse ecossistema. A equipe do Studio MK27 simplesmente deu forma a esta ideia.
Somam-se a ela artistas como Laura Vinci, que criará as nuvens e o japonês Makoto Azuma que será responsável por mostrar a biodiversidade do nosso país. E também vale citar a cooperação de Antonio Nobre, um dos cientistas brasileiros mais influentes da atualidade.

www.studiomk27.com
@studiomk27

compartilhe

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Cada vez mais velhos - Jornal aQuadra

Cada vez mais velhos

De acordo com previsões do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a população brasileira vai envelhecer de forma constante e acelerada nos próximos anos: em 2100 vai chegar a 60 milhões de idosos, superior a 40% de todos os brasileiros.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.