PUBLICIDADE

O Havaí do Atlântico

Situado no meio do Atlântico Norte, o Arquipélago dos Açores é um conjunto de nove Ilhas vulcânicas cobertas por uma deslumbrante mata subtropical. Não fossem as pitorescas vilas portuguesas, alguns poderiam até pensar ter chegado ao Havaí

por Stefano Baccari Montanarini

Açores, o Havaí do Atlântico - Jornal aQuadra

Com um clima muito diferente do árido e do sol constante das Ilhas Canárias Espanholas, os Açores se mantiveram fora do circuito e do ciclo de desenvolvimento turístico das últimas décadas. A baixa oferta de vôos low cost mantiveram as ilhas autênticas e preservadas e, hoje, são um grande exemplo de turismo sustentável.

A maior e principal ilha, São Miguel, é um excelente destino para quem gosta de natureza e procura uns dias de férias repletos de atividades. Ela é, na verdade, a junção de três vulcões ativos que acabaram juntando-se depois de muitas erupções. Extremamente fértil, a ilha foi um grande experimento botânico no passado e é repleta de verde em todos os seus tons. Plantações de chá, inhame, abacaxi e outras tantas plantas convivem em tal harmonia que a paisagem mais parece sair de um projeto de paisagismo do que a simples cobertura vegetal. As estradas são emolduradas por lindas cercas vivas de hortênsias.

Ponta Delgada, a capital, é uma charmosa vila portuguesa e bom lugar para se basear durante sua estadia, especialmente para quem busca maior e melhor oferta de restaurantes e vida noturna. Para quem prefere estar mais inserido na natureza, a isolada cidade de Furnas, dentro da caldeira de mesmo nome, é uma ótima opção como base. Para quem planeja passar mais de quatro dias, é interessante dividir a estadia entre as duas localidades.

COMO CHEGAR
O Aeroporto de Ponta Delgada (PDL) fica a duas horas de voo de Lisboa. Há opções de voos direto com a TAP, SATA e Ryanair. Há também voos diretos de outras capitais europeias e até mesmo de Nova York e Toronto, porém com menor frequência.

Recomenda-se alugar carro, já que o transporte público é escasso entre as principais atrações.

ONDE FICAR
Terra Nostra SPA Hotel: Estabelecido no século 18 e localizado na Caldeira de Furnas, este lindo hotel possui acesso direto ao jardim de mesmo nome e às águas termais.

PASSEIOS IMPERDÍVEIS
Cartão-Postal: A caldeira de Sete Cidades impressiona qualquer um pela sua dimensão e é a grande atração e cartão-postal das il has. Dentro da caldeira há dois lagos de cores diferentes. A melhor forma de visitar é fazendo uma das trilhas ao redor da caldeira ou mesmo alugar uma bicicleta ou caiaque e explorar a caldeira por dentro.

Caminhadas: Para quem gosta de caminhar, há infinitas trilhas pela ilha. Uma linda opção e de nível moderado é a trilha da Cachoeira do Prego em Faial da Terra.

Águas termais: Ao visitar uma ilha vulcânica, é imperdível nadar em uma das piscinas termais. O Terra Nostra SPA e Garden é o lugar perfeito para quem gosta de mais estrutura e o Caldeira Velha para quem gosta de estar em um ambiente mais natural.

Praias e costa: Para quem busca se refrescar, a melhor praia da ilha é a de Santa Bárbara, na costa Norte. É ótima para surfistas e possui o melhor acesso e estrutura para banho. Fica próxima à cidade de Ribeira Grande. Para quem gosta da ideia de nadar dentro da cratera de um vulcão submarino, vale a visita ao Ilhéu da Vila Franca do Campo. Um barco sai de Vila Franca do Campo todas as manhãs, num percurso de 10 minutos. Para quem prefere uma piscina, a piscina Pública de Povoação na costa Sul, é uma ótima opção. Com borda infinita e de frente para os penhascos, não deixa a desejar a nenhum hotel 5 estrelas.

GASTRONOMIA
Cozido Açoriano: Uma mistura de vegetais e carnes cozidos na panela, embaixo da terra. O tempero especial é o enxofre e a energia sísmica que cozinha o prato. De sobremesa, a famosaQueijada – a mais tradicional é a da Vila Franca do Campo. Para quem gosta de chá, é imperdível visitar a única plantação de chá da Europa,Goreana. Lá, pode-se tomar o chá gratuitamente, aprender sobre o processo de produção e também caminhar pelas lindas plantações.

São Miguel, a maior e principal ilha, é cheia de atrativos e repleta de verde.
Açores, o Havaí do Atlântico - Jornal aQuadra

Stefano Baccari Montanarini
Mora em Londres há 10 anos e já visitou mais de 180 países. Diretor da Culture Trip, plataforma britânica de conteúdo e operadora de viagens, está sempre com as malas prontas.

@stefano_baccari

compartilhe

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

O Japão é aqui - Jornal aQuadra

O Japão é aqui

São Paulo abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão – mais de 1,5 milhão de japoneses e seus descendentes.
Desde que os primeiros deles pisaram em solo brasileiro em 1908, São Paulo foi ganhando cada vez mais influência dessa cultura milenar admirável.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.