PUBLICIDADE

O Havaí do Atlântico

Situado no meio do Atlântico Norte, o Arquipélago dos Açores é um conjunto de nove Ilhas vulcânicas cobertas por uma deslumbrante mata subtropical. Não fossem as pitorescas vilas portuguesas, alguns poderiam até pensar ter chegado ao Havaí

por Stefano Baccari Montanarini

Açores, o Havaí do Atlântico - Jornal aQuadra

Com um clima muito diferente do árido e do sol constante das Ilhas Canárias Espanholas, os Açores se mantiveram fora do circuito e do ciclo de desenvolvimento turístico das últimas décadas. A baixa oferta de vôos low cost mantiveram as ilhas autênticas e preservadas e, hoje, são um grande exemplo de turismo sustentável.

A maior e principal ilha, São Miguel, é um excelente destino para quem gosta de natureza e procura uns dias de férias repletos de atividades. Ela é, na verdade, a junção de três vulcões ativos que acabaram juntando-se depois de muitas erupções. Extremamente fértil, a ilha foi um grande experimento botânico no passado e é repleta de verde em todos os seus tons. Plantações de chá, inhame, abacaxi e outras tantas plantas convivem em tal harmonia que a paisagem mais parece sair de um projeto de paisagismo do que a simples cobertura vegetal. As estradas são emolduradas por lindas cercas vivas de hortênsias.

Ponta Delgada, a capital, é uma charmosa vila portuguesa e bom lugar para se basear durante sua estadia, especialmente para quem busca maior e melhor oferta de restaurantes e vida noturna. Para quem prefere estar mais inserido na natureza, a isolada cidade de Furnas, dentro da caldeira de mesmo nome, é uma ótima opção como base. Para quem planeja passar mais de quatro dias, é interessante dividir a estadia entre as duas localidades.

COMO CHEGAR
O Aeroporto de Ponta Delgada (PDL) fica a duas horas de voo de Lisboa. Há opções de voos direto com a TAP, SATA e Ryanair. Há também voos diretos de outras capitais europeias e até mesmo de Nova York e Toronto, porém com menor frequência.

Recomenda-se alugar carro, já que o transporte público é escasso entre as principais atrações.

ONDE FICAR
Terra Nostra SPA Hotel: Estabelecido no século 18 e localizado na Caldeira de Furnas, este lindo hotel possui acesso direto ao jardim de mesmo nome e às águas termais.

PASSEIOS IMPERDÍVEIS
Cartão-Postal: A caldeira de Sete Cidades impressiona qualquer um pela sua dimensão e é a grande atração e cartão-postal das il has. Dentro da caldeira há dois lagos de cores diferentes. A melhor forma de visitar é fazendo uma das trilhas ao redor da caldeira ou mesmo alugar uma bicicleta ou caiaque e explorar a caldeira por dentro.

Caminhadas: Para quem gosta de caminhar, há infinitas trilhas pela ilha. Uma linda opção e de nível moderado é a trilha da Cachoeira do Prego em Faial da Terra.

Águas termais: Ao visitar uma ilha vulcânica, é imperdível nadar em uma das piscinas termais. O Terra Nostra SPA e Garden é o lugar perfeito para quem gosta de mais estrutura e o Caldeira Velha para quem gosta de estar em um ambiente mais natural.

Praias e costa: Para quem busca se refrescar, a melhor praia da ilha é a de Santa Bárbara, na costa Norte. É ótima para surfistas e possui o melhor acesso e estrutura para banho. Fica próxima à cidade de Ribeira Grande. Para quem gosta da ideia de nadar dentro da cratera de um vulcão submarino, vale a visita ao Ilhéu da Vila Franca do Campo. Um barco sai de Vila Franca do Campo todas as manhãs, num percurso de 10 minutos. Para quem prefere uma piscina, a piscina Pública de Povoação na costa Sul, é uma ótima opção. Com borda infinita e de frente para os penhascos, não deixa a desejar a nenhum hotel 5 estrelas.

GASTRONOMIA
Cozido Açoriano: Uma mistura de vegetais e carnes cozidos na panela, embaixo da terra. O tempero especial é o enxofre e a energia sísmica que cozinha o prato. De sobremesa, a famosaQueijada – a mais tradicional é a da Vila Franca do Campo. Para quem gosta de chá, é imperdível visitar a única plantação de chá da Europa,Goreana. Lá, pode-se tomar o chá gratuitamente, aprender sobre o processo de produção e também caminhar pelas lindas plantações.

São Miguel, a maior e principal ilha, é cheia de atrativos e repleta de verde.
Açores, o Havaí do Atlântico - Jornal aQuadra

Stefano Baccari Montanarini
Mora em Londres há 10 anos e já visitou mais de 180 países. Diretor da Culture Trip, plataforma britânica de conteúdo e operadora de viagens, está sempre com as malas prontas.

@stefano_baccari

compartilhe

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.