PUBLICIDADE

Editorial ed.#31 – Japão em São Paulo

Amamos São Paulo e sua rica diversidade étnica e cultural, herança de diversos povos que ajudaram a construir nossa história, por isso escolhemos, primeiro, o Japão, tão presente em nosso dia a dia por meio da gastronomia, literatura, arquitetura e um bairro – a Liberdade –, que influenciam o nosso estilo de viver.

por Helena Montanarini | foto Jade Gadotti

Jornal aQuadra - Editorial edição 31
Helena Montanarini

O Japão em São Paulo é o fio condutor da edição. E começa na capa, ilustrada pela designer italiana Francesca Gastone, que retrata duas culturas unidas pelo intercâmbio cultural e pelo respeito.

Na minha infância, o país despertou curiosidade quando meu pai foi convidado a trabalhar no Japão, e a família – descendentes de italianos – começou a aprender o idioma e a desvendar um mundo novo. A mudança não aconteceu, mas desde aquela época cultivo imenso fascínio pelo país.

Em busca de dicas, nos deparamos com muitas novidades. A Expo Osaka, que acontecerá na cidade-irmã de São Paulo, em 2025, terá um pavilhão brasileiro maravilhoso do arquiteto Marcio Kogan, que apresenta um olhar novo sobre a Amazônia.

À medida que a edição se desenvolvia, ficava evidente a necessidade de aumentar o número de páginas para revelar tanto conteúdo incrível e pessoas maravilhosas. Elas podem ser conferidas na seção Caminhada, nas dicas de lugares e de restaurantes secretos, frequentados sobretudo por japoneses.

Mais que uma tendência de decoração, wabi-sabi é uma filosofia de vida presente no projeto de Alan Chu, em Arquitetura. A influência oriental na moda, na visão de Barbara Katz Migliori. A riqueza das artes milenares, vivas ainda hoje. E o Japão em São Paulo na visão do cônsul Ryosuke Kuwana.

Que essa experiência seja uma bela viagem!

 

Helena Montanarini – Publisher
@hmontanarini

Colaboradores dessa edição
Barbara Katz Migliori - Colaboradora Jornal aQuadra ed 31

BARBARA KATZ MIGLIORI

Arquiteta de formação e editora de moda por vocação apaixonada, trabalhou 15 anos na revista Vogue, de onde saiu como diretora de moda, em plena pandemia, para dar um rumo 100% digital à sua carreira.

@barbaramigliori

Valderson de Souza - Colaborador Jornal aQuadra ed 31

VALDERSON DE SOUZA
É consultor astrológico e pesquisador das Ciências Tradicionais. Colaborou com diversos programas de rádio e TV, e participa de aQuadra desde sua fundação. É praticante da Cerimônia do Chá e do Caminho da Flor.

@valdersondesouza

Marcel Oda - Colaborador Jornal aQuadra ed 31

MARCEL ODA
Arquiteto e designer de interiores, é monge budista ordenado pela Jodo Shinshu Hongwanji-ha em Kyoto, Japão. Praticante de Cerimônia do Chá, professor de Shodo, caligrafia japonesa pela Associação Shosai Shoken de Tóquio.

@marcel_oda

Francesca Gastone - Colaboradora Jornal aQuadra ed 31

FRANCESCA GASTONE
Arquiteta e ilustradora com base em Milão, já morou em São Paulo e Hong Kong. É especializada em ilustração editorial para revistas e livros, com especial vocação pelos humanos e sua maneira de habitar o mundo.

@atelierfyumi

compartilhe

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Ian Duarte e Allann Seabra - Verve Galeria / Jornal aQuadra

Gustavo Rezende na Verve Galeria

Conhecido por suas esculturas, sua trajetória inclui trabalhos significativos em desenhos, gravuras, fotografia, vídeo, objetos e pinturas. A primeira exposição individual de Gustavo Rezende como artista representado, apresenta uma série de obras inéditas.

continuar lendo...
Radar Cultural SP fevereiro 2023 - Jornal aQuadra

RADAR CULTURAL SP – Fevereiro, 2023

Poucas coisas são tão “a cara de São Paulo” do que uma agenda cultural movimentada! Cultura, exposições, shows, cinema… todos os dias, para todos os gostos, todos os bolsos e todas as idades! Então que tal iniciar fevereiro sabendo um pouquinho do que vai rolar na cidade?

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.