PUBLICIDADE

Crostata de goiabada

Este provavelmente é o doce italiano mais antigo. Minha avó materna, chegando ao Brasil, substituiu a geleia da receita original por goiabada, fica sensacional!

por Helena Montanarini, foto: divulgação

Crostata de goabada - Gastronomia jornal aQuadra

Ingredientes
.1 1/2 xícara de farinha trigo
.1/2 de xícara de açúcar
.100 g de manteiga gelada em cubos
.1 gema de ovo
.1/2 colher de chá de fermento em pó
.Goiabada cascão
.1 forma de dentes com fundo removível (25 cm)

Como fazer
Em uma tigela, misture o trigo, o açúcar e o fermento. Acrescente a manteiga e misture com as pontas dos dedos. Junte o ovo e a gema e amasse com as mãos até formar uma massa homogênea. Molde uma bola, cubra com filme plástico e deixe repousar na geladeira por uma hora. Estenda a massa com um rolo e transfira para a forma untada com manteiga. Com os dedos, forre o fundo e as laterais. Espalhe recheio sobre o fundo da torta de forma a cobrir toda a superfície. Aqueça em forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos até a massa tomar cor. Deixe esfriar para desenformar.

Recheio
Corte a goiabada em pedacinhos, coloque em uma panela, junte um pouco de água e deixe derreter em fogo baixo até formar uma geleia pastosa.

Dica
Separe um pedaço da massa para fazer as tirinhas. Antes de abrir, coloque novamente na geladeira, isso irá ajudar a cortar as tirinhas para decorar. Forme um desenho de losangos como se fosse uma treliça, esse desenho é a verdadeira característica da crostata. Essa quantidade de massa dá para fazer 6 tortinhas individuais.

PUBLICIDADE

você pode gostar...

Culinária integrada

Inaugurado recentemente em São Paulo, o Dois Trópicos é um lugar que integra gastronomia, prática de ioga e botânica, onde as pessoas podem dedicar um tempo para cuidarem de si mesmas.

continuar lendo...