PUBLICIDADE

Crostata de goiabada

Este provavelmente é o doce italiano mais antigo. Minha avó materna, chegando ao Brasil, substituiu a geleia da receita original por goiabada, fica sensacional!

por Helena Montanarini, foto: divulgação

Crostata de goabada - Gastronomia jornal aQuadra

Ingredientes
.1 1/2 xícara de farinha trigo
.1/2 de xícara de açúcar
.100 g de manteiga gelada em cubos
.1 gema de ovo
.1/2 colher de chá de fermento em pó
.Goiabada cascão
.1 forma de dentes com fundo removível (25 cm)

Como fazer
Em uma tigela, misture o trigo, o açúcar e o fermento. Acrescente a manteiga e misture com as pontas dos dedos. Junte o ovo e a gema e amasse com as mãos até formar uma massa homogênea. Molde uma bola, cubra com filme plástico e deixe repousar na geladeira por uma hora. Estenda a massa com um rolo e transfira para a forma untada com manteiga. Com os dedos, forre o fundo e as laterais. Espalhe recheio sobre o fundo da torta de forma a cobrir toda a superfície. Aqueça em forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos até a massa tomar cor. Deixe esfriar para desenformar.

Recheio
Corte a goiabada em pedacinhos, coloque em uma panela, junte um pouco de água e deixe derreter em fogo baixo até formar uma geleia pastosa.

Dica
Separe um pedaço da massa para fazer as tirinhas. Antes de abrir, coloque novamente na geladeira, isso irá ajudar a cortar as tirinhas para decorar. Forme um desenho de losangos como se fosse uma treliça, esse desenho é a verdadeira característica da crostata. Essa quantidade de massa dá para fazer 6 tortinhas individuais.

compartilhe

PUBLICIDADE

Você também pode gostar...

Cannabis para a saúde - Jornal aQuadra

Cannabis para a saúde

Em busca de encontrar medicamentos mais naturais, a fim de obter mais qualidade de vida da forma mais natural possível, Carolina Croso Mazzuco se formou em Farmácia. Agora, aos 30 anos, representa no Brasil a Q2 Clinic, empresa de origem inglesa com atuação na América Latina. “Essa empresa representa exatamente o que eu buscava. É um tratamento natural à base de cannabis medicinal que abrange diversos sintomas, com atendimento humanizado e personalizado.”

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.