PUBLICIDADE

A Vila Ipojuca e seus arredores

A vila vem passando por constantes transformações em seu entorno que resultam numa nova visão em relação à região, em bora ainda preserve o “jeito de bairro” que agrada tanto aos moradores quanto aos visitantes. Suas ruas sinuosas e arborizadas, as várias praças, o viver mais tranquilo compõem a personalidade do lugar.

por Rafael Espíndola

Acima: Wooding, marca de design com inspiração escandinava com

A aconchegante Vila Ipojuca fica na Zona Oeste de São Paulo, próximo ao Alto da Lapa e à Vila Romana. O bairro foi foco de imigração do Leste Europeu, o que se refletiu em nomes de ruas e praças locais. O ponto de ônibus mais antigo da cidade também fica ali, construído em 1953, único remanescente da época, todo de concreto.

A vila vem passando por constantes transformações em seu entorno que resultam numa nova visão em relação à região, embora ainda preserve o “jeito de bairro” que agrada tanto aos moradores quanto aos visitantes. Suas ruas sinuosas e arborizadas, as várias praças, o viver mais tranquilo compõem a personalidade do lugar.

Empreendimentos com uma nova abordagem arquitetônica têm surgido em convivência harmoniosa com as construções antigas, tornando o bairro único e muito agradável para se viver.

Fabrique Vila Romana

Na esquina das ruas Faustolo e Cláudio, essa filial da boulangerie oferece seu concorrido brunch, além dos deliciosos pães de fermentação natural com farinhas importadas, viennoiserie, pizza romana e outras delícias. Possui vagas de estacionamento.

Rua Faustolo, 553 | @fabriquepaes

Hilda Botequim

Petiscos e pratos regionais brasileiros acompanhados de ótimas cachaças e cervejas artesanais. Boteco à moda antiga!

Praça Sá Pinto, 67 | @hildabotequim

Sesc Pompeia

O centro de cultura e lazer próximo à Vila Ipojuca oferece seus serviços em um edifício cujo projeto arquitetônico é de Lina Bo Bardi.

Rua Clélia, 93 | @sescpompeia

Vituccio Pizzeria

Massas deliciosas feitas com farinha italiana. Fermentação natural de longa maturação. 

Rua Tonelero,609 | @vitucciopizzeria

Sobre o autor

Em 2018, Rafael Espíndola fundou a Wooding, marca de design com inspiração escandinava com sede na Vila Ipojuca. Sem excessos, a estética minimalista e o alto padrão de acabamento norteiam o desenvolvimento de todo o seu mobiliário. Vale a visita na loja showroom da empresa, uma casa de dois andares e subsolo que tem a fachada inspirada nos chalés nórdicos e é revestida de madeira carbonizada . 

Rua Aibi, 162 | @wooding.com.br | @rafespindola

compartilhe

Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on twitter
PUBLICIDADE

Você também pode gostar...

Sabor do bem

Maria Olívia Junqueira trabalhou como voluntária, preparando comida numa paróquia e também na Pão da Rua, que fornece pães para o padre Ju- lio Lancelotti distribuir aos moradores de rua. Na pandemia, de quarentena, ela criou um grupo nos Jardins, onde mora, propondo aos vizinhos a doação de alimentos que têm em casa e não vão usar.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.