PUBLICIDADE

A Busca pela felicidade

Há uma questão que permeia os pensamentos de todos os seres humanos deste planeta: a busca pela felicidade

por Ida Machado, terapeuta holística

Em busca da felcidade - Jornal aQuadra
Ida Machado

As pessoas costumam confundir o que, de fato, é a felicidade, e se dividem
em três grupos.

O primeiro grupo é o de pessoas que vivem para cumprir etapas na vida e, quando alcançam o que desejam, sentem alívio. Não desfrutam do processo, apenas focam no resultado e, portanto, acabam por acreditar erroneamente
que o próprio alívio é a felicidade.

O segundo grupo é o dos que focam apenas no que lhes dá prazer. Porém, quando aquele prazer não os atrai mais, mudam para outra experiência prazerosa. Eles entendem que a elicidade é assim, efêmera e transitória. Ao longo do tempo, veem-se infelizes e descobrem que somente o prazer não lhes traz a felicidade desejada.

E o terceiro grupo é o de pessoas que acreditam que a felicidade não existe. Elas estão resas em experiências negativas do passado e sentem um imenso vazio interno que as faz crer que nada dá certo para elas. Esse mindset acaba bloqueando o fluxo de felicidade.

A felicidade não é um estado passageiro de alívio, nem uma busca incessante pelo próximo frazer, nem algo impossível de se alcançar. Podemos, sim, ter uma vida plena de felicidade e bem-estar permanentes. Para alcançá-la, é inevitável percorrer o caminho do autoconhecimento para dar um basta na repetição dos mesmos padrões, em envolvimentos
tóxicos, na sabotagem de permanecer em funções de trabalho que não agregam significado e realização.

Um dos caminhos para se conhecer e acessar estados de maior plenitude é trazer para a consciência os eventos que foram recalcados no inconsciente, as crenças limitantes, trabalhar o estado condicionado da mente e acessar a força de ser quem você é de verdade.

Com intenção firme e honesta, respaldada por técnicas encontradas em tantos bons terapeutas, é que se pode saber o que realmente pode nos fazer mais felizes para viver uma vida de significado, realização e bem-estar. Já dizia Jung: “Até que você se torne consciente, o inconsciente irá dirigir a sua vida e você irá chamá-lo de destino.”.

idalina.psicanalise@gmail.com

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Editorial Alameda Gabriel Nº1

Ícone da cidade de São Paulo, a Alameda Gabriel Monteiro da Silva é ponto de encontro de arquitetos,
decoradores e todos os que gostam de se manter atualizados com as tendências em design e decoração. O jornal aQuadra nasceu ali, em seus arredores, bebendo das referências expostas em suas vitrines.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.