PUBLICIDADE

Regras da boa vizinhança

A Associação Ame Jardins divulgou a Cartilha da Boa Convivência, com boas dicas para ficar em paz com a vizinhança

  1. Sempre que surgir um vizinho novo, apresente-se! Ofereça ajuda e coloque-se à disposição. Dessa maneira, você causará uma boa primeira impressão.
  2. É recomendado conhecer e ter os contatos especialmente  dos vizinhos da frente e dos lados da sua casa para qualquer emergência.
  3. Pets: cuide do seu animal de estimação! Se ele fizer sujeira na rua, recolha! Jogue o saquinho com as necessidades na lixeira e não nos suportes de lixo (os lixeiros levam somente os sacos de lixo). Muitas vezes, quando o animal fica sozinho um fim de semana inteiro, ele chora e incomoda os vizinhos. Providencie um hotelzinho ou lugar para ele enquanto você viaja.
  4. Obras e Mudanças: a nova legislação recomenda o horário das 7h às 19h e um máximo de 85 decibéis. Mas todos nós sabemos que é um tema polêmico, então recomenda-se usar o bom senso sempre: não deixe as ruas e calçadas sujas, nunca ultrapasse os horários determinados, etc. E avise seus vizinhos sobre o início e duração das obras para eles se programarem.
  5. Lixo: informe-se sobre os dias e horários que o caminhão de lixo passa na rua e coloque seu lixo no dia certo e próximo do horário, se possível. Sobre os recicláveis, descubra se há coleta seletiva no seu bairro e as opções de ecopontos, como no Pão de Açúcar.
  6. Seja paciente! No dia a dia as pessoas costumam ficar mais agitadas e irritadas, então escolha ser paciente. Se acontecer alguma situação desagradável, pare e respire. Depois pense em uma medida de solução. Antes de expor o vizinho no grupo, tente resolver no particular.
  7. Ensine aos seus filhos que tudo tem hora e lugar! Estabeleça limites para que eles também sejam bons vizinhos.
  8. Não podemos esquecer das regras básicas de convivência: não estacionar na vaga de garagem de outro morador; respeitar o volume autorizado de aparelhos de som e televisores; comunicar os vizinhos com antecedência quando for dar uma festa.
  9. Conte sobre o Programa de Vizinhança Solidária aos novos moradores e convide-os a entrar no grupo.
  10. Ter um grupo de WhatsApp com os moradores da rua e participar das reuniões da vizinhança fortalece o senso de comunidade. Lembre-se de ser gentil e respeitoso ao falar.
 

@amejardins

compartilhe

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

O universo dos vegetais

Se você é daqueles que torcem o nariz para comida vegana, sem glúten, sem lactose e sem açúcar, precisa provar os pratos do Camélia Òdòdó, misto de restaurante e café da chef de cozinha natural Bela Gil.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.