PUBLICIDADE

Viagem no tempo

Retomei os negativos em vidro de fotografias estereoscópicas dos meus irmãos, feitas por meu pai entre 1929 e 1944, e fiz uma releitura dessas imagens

por Maria Cecilia de São Thiago

Viagem no tempo Por Maria Cecilia de São Thiago - Jornal aQuadra

Como Natalie Cole que, fazendo uso da tecnologia, lançou o álbum “Unforgettable With Love” utilizando uma nova técnica que a permitiu regravar duetos de velhos registros musicais com o pai já falecido, eu retomei os negativos em vidro de fotografias estereoscópicas dos meus irmãos, feitas por meu pai entre 1929 e 1944, e fiz uma releitura dessas imagens, numa espécie de dança com meu pai também falecido, criando um vai e vem entre tempos e espaços com o intuito de criar uma possibilidade de materialização de uma saudade de um tempo que não vivi.

Fazendo uso das ferramentas e das infinitas capacidades da Inteligência Artificial e dos dispositivos mais modernos de nosso tempo, num trabalho minucioso com técnicas da chamada “mobile photography”, transformei imagens realizadas há quase 100 anos em diários visuais poéticos.

Maria Cecilia de São Thiago é designer e fotógrafa. Formada pelo IADÊ, FAAP, e Pós-Graduada no Curso de Processos, Gestão e Cultura Contemporânea no Madalena Centro de Estudos da Imagem/Unimes Universidade
Metropolitana de Santos.

https://bio.site/klimtt

Errata

Infelizmente, foi publicado erroneamente no jornal aQuadra, que o fotolivro e o trabalho “Unforgettable” da Maria Cecilia de São Thiago, foi criado com inteligência artificial. 

Pedimos desculpas pelo equívoco, por não termos compreendido questões graves como essa, e num ímpeto termos confundido a arte da restauração e da criação de um ambiente surreal, feito minuciosamente durante anos, com a automação instantânea e imediata dos algoritmos da inteligência artificial.

compartilhe

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Desmistificando o veganismo

Quando decidi me tornar vegetariano, ouvi de várias pessoas que ficaria doente. Que um garoto de 15 anos precisava comer carne para formar músculos e ter força. Mesmo assim, continuei firme na minha decisão. Hoje, mais de 20 anos depois, sou um homem de 1,86 m e peso cerca de 90 kg, muito bem, obrigado.

continuar lendo...

Um sonho que completa 6 anos

aQuadra surgiu numa fase em que a mídia digital estava tomando conta do
mercado, mas eu acreditei que o projeto tinha relevância porque dava espaço à nossa comunidade, chamando os vizinhos a participarem, com dicas e sugestões.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.