PUBLICIDADE

No novo tempo – Editorial aQuadra #32

O mundo realmente mudou. E, como você, estamos tentando entender esse novo mundo. Tudo o que é novo assusta à primeira vista, mas vai entrando no nosso cotidiano e, quando percebemos, não vivemos mais sem. Foi assim com o celular e com a internet.

por Helena Montanarini

Helena Montanarini - Editorial ed.32 Jornal aQuadra
Helena Montanarini | foto Jade Gadotti

Ao conversarmos sobre qual seria o tema desta edição, a Inteligência Artificial e a possível revolução que poderá causar foi unânime.

O mundo realmente mudou. E, como você, estamos tentando entender esse novo mundo. Tudo o que é novo assusta à primeira vista, mas vai entrando no nosso cotidiano e, quando percebemos, não vivemos mais sem. Foi assim com o celular e com a internet.

A Inteligência Artificial é um assunto vasto, muito presente no nosso dia a dia, nas mídias sociais, e que não poderíamos cobrir inteiramente, por isso demos uma pincelada de como ela já atua nas artes, na moda, na arquitetura, no lifestyle.

Somos um impresso que ama a tecnologia, mas não conseguiremos produzir o jornal inteiramente por IA. aQuadra é feita de encontrar pessoas e saber o que estão fazendo, andar pelo bairro e descobrir novos restaurantes, lojas, galerias cantinhos charmosos, trocar ideias com vizinhos – coisas que, pelo menos por enquanto, a IA não é capaz.

Por outro lado, ela traz tantas novas possibilidades que não resistimos em fazer uma brincadeira: demos as palavras-chaves para o ChatGPT fazer sua versão deste editorial, enquanto a artista Maria Cecilia de São Thiago usou vários sites e apps para obter centenas de possibilidades a partir de um retrato meu, das quais escolhemos duas versões, finalizadas nos apps ArtStudio Pro e Procreate e exportadas para o app Lensa, que fez a releitura em IA. 

Nesta página, o jornal como sempre fazemos. Na página ao lado, a versão IA. Qual é melhor?

E, claro, falamos de São Paulo, a cidade das artes, que não para de ganhar novos museus e galerias, exposições concorridas que atraem não só seus moradores, mas turistas do mundo inteiro. E também apresentam criações que usam a tecnologia para experiências imersivas.

Bem-vindos a este admirável mundo novo!

Helena Montanarini – Publisher
@hmontanarini

Colaboradores dessa edição
Andressa Gomes - Colaboradora Jornal aQuadra

ANDRESSA GOMES

Jornalista de formação e conteudista publicitária na prática. Atuou no marketing em varejistas como Tok&Stok, e hoje integra o time de estrategistas de conteúdo da Artplan. Assina a crônica.

@instadadre

Jade Gadotti - Colaboradora Jornal aQuadra

JADE GADOTTI

Artista plástica e fotógrafa apaixonada, seu olhar sensível transparece por trás da câmera. Adora fotografar pessoas e seus portraits são capazes de revelar além da aparência. É dela o portrait do Editorial.

@jadegadottifotografia
www.jadegadotti.com.br

Luiza Arantes - Colaboradora Jornal aQuadra

LUIZA ARANTES

Advogada, aspirante a escritora e ceramista, entusiasta das artes. Leitora compulsiva, costuma ler ao menos 1 livro por semana. Indica leituras preciosas em inteligência artificial, com livros que levam a reflexões sobre o assunto.

Luiza Fecarotta - Colaboradora Jornal aQuadra

LUIZA FECAROTTA

Jornalista gastronômica, é colunista de restaurantes da CBN e professora de escrita. Foi repórter, editora e crítica de restaurantes na Folha de S.Paulo. É dela o guia de Shakshukas, em Gastronomia.


@luiza_fecarotta

compartilhe

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Jornal aQuadra - Editorial edição 31

Editorial ed.#31 – Japão em São Paulo

Amamos São Paulo e sua rica diversidade étnica e cultural, herança de diversos povos que ajudaram a construir nossa história, por isso escolhemos, primeiro, o Japão, tão presente em nosso dia a dia por meio da gastronomia, literatura, arquitetura e um bairro – a Liberdade –, que influenciam o nosso estilo de viver.

continuar lendo...

Paternidade materna

Diante da correnteza de transformações que ocorreram do início do século 20 até os dias de hoje, homens e mulheres se percebem angustiados com as diferentes formas de relações, casamentos e famílias que já não são estruturas pré-moldadas.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.