PUBLICIDADE

Rota cheia de bossa

Barra Funda e Bom Retiro unem história, arte, moda e gastronomia em dois bairros vibrantes e cheios de personalidade.

por Francesca Montanarini

A região da Barra Funda e do vizinho Bom Retiro foi formada no século XIX por fazendas, mais tarde loteadas. Enquanto a Barra Funda possui alguns dos bares alternativos mais descolados da cidade, concorridas baladas e galerias de arte contemporânea, o Bom Retiro tornou-se um dos maiores centros comerciais de confecções e um hotspot sul-coreano. Os dois reúnem bares e restaurantes que vale conhecer!

Barra Funda, rota cheia de bossa - Jornal aQuadra
Koma Restaurante

Komah Restaurante
Sob comando do chef Daniel Park, a cozinha coreana contemporânea com influências globais une tradição e modernidade num cardápio cheio de referências que mescla receitas coreanas clássicas a criações autorais. Do bar saem drinques que também exaltam a tradição coreana.
Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 378 – Barra Funda
@komahrestaurante

Bellapan Bakery
A padaria coreana oferece pães leves e fofinhos, com formatos e recheios variados, doces, salgados, cafés e chás no sistema self-service. Há itens bem típicos, como os pães de café recheado com requeijão e o de matcha, além do donuts de moti com recheio de doce de feijão.
Rua Prates, 563 – Bom Retiro
@bellapanbakery

MAG
Com pratos criativos e alegres, o chef Pedro Pineda criou um menu inspirado pelo bairro e pelos imigrantes que o ocuparam. Não deixe de provar a carne crua e o arroz de tomate, que é cheio de camadas de sabor. Além dos clássicos, o bar serve coquetéis autorais e não alcoólicos.
Rua Afonso Pena, 371 – Bom Retiro
@magbomretiro

Barra Funda, rota cheia de bossa - Jornal aQuadra
Shoshana Delishop

Shoshana Delishop
Tradicional reduto judaico, foi reaberto em 2022, depois de um hiato de dois anos, como um boteco judaico paulistano. Seguindo a tradição judaica, os preparos não levam carne suína nem frutos do mar, em um cardápio enxuto, com entradinhas e pratos para compartilhar.
Rua Correia de Melo, 206 – Bom Retiro
@shoshana_delishop

Barra Funda, rota cheia de bossa - Jornal aQuadra
A Baianeira

A Baianeira
A chef Manuelle Ferraz apresenta opções caseiras que unem as culinárias baiana e mineira. Sabe aqueles pratos que trazem memórias afetivas? Eles ganham uma leitura ainda melhor, como o picadinho de carne de panela, ovo caipira e banana-da-terra. Entre as deliciosas sobremesas, é difícil escolher uma só.
Rua Dona Elisa, 117 – Barra Funda
@abaianeira

Sururu
Na frente do Theatro São Pedro, o bar dedicado aos pescados é concorrido. Paraíso para quem ama frutos do mar, tem um menu tentador: vai de sanduíche de lula à doré e pastel de vôngole a vinagrete de polvo, polenta frita com lula provençal, sururu com mexilhão. Para acompanhar, bons drinques da casa.
Rua Barra Funda, 197 – Barra Funda
@obarsururu

Barra Funda, rota cheia de bossa - Jornal aQuadra
Mescla

Mescla
O chef boliviano Checho Gonzales mistura referências latino-americanas, europeias, asiáticas e africanas, em uma cozinha autoral. No menu, ceviches, ostras, saladas e pratos criativos à base de carnes e peixes, além do executivo, chamado mesclinha.
Rua Sousa Lima, 305 – Barra Funda
@mescla_restaurante

Paul’s Boutique Pizzaria
Pizzaria no estilo das de Nova York, oferece pizzas de massa fina e crocante, com recheio na medida e muito saborosas. O pedido é feito no balcão e as fatias são grandes, mas há também a opção de pedir uma pizza inteira.
Rua Silva Pinto, 450 – Bom Retiro
@paulsboutiquepizza

Acrópolis
Aberto em 1959, é o mais antigo representante da culinária grega na cidade. Os pratos são escolhidos na cozinha: de parmegiana de camarão e risoto de frutos do mar aos típicos mussaka, cordeiro à moda grega, polvo ao vinho branco.
Rua da Graça, 364 – Bom Retiro
@restauranteacropolis

Carmem Bar
Com salão de paredes rústicas e música animada, tem cardápio recheado de drinques e algumas comidinhas para acompanhar, como os pastéis de kimchi.
Rua Silva Pinto, 429 – Bom Retiro
@bar.carmem

Barra Funda, rota cheia de bossa - Jornal aQuadra
Caracol

Caracol
Ao lado da programação musical de peso, com apresentações de 50 DJs por mês, o bar trata a gastronomia e a coquetelaria com a mesma atenção. O cardápio, criado pelo chef Thiago Codognotto, traz bons petiscos e sanduíches, enquanto a carta de drinques, assinada pelo consultor Gunter Sarfert, tem releituras e clássicos – boas pedidas para comer e beber antes, durante ou depois de cair na pista de dança!
Rua Boracéa, 160 – Barra Funda
@caracolbar

compartilhe

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Editorial Alameda Gabriel Nº1

Ícone da cidade de São Paulo, a Alameda Gabriel Monteiro da Silva é ponto de encontro de arquitetos,
decoradores e todos os que gostam de se manter atualizados com as tendências em design e decoração. O jornal aQuadra nasceu ali, em seus arredores, bebendo das referências expostas em suas vitrines.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.