PUBLICIDADE

Especial mães

Conheçam as histórias de conexões entre gerações que influenciam criações de sucesso, valorizam a família e promovem a realização de filhos, mães e avós na moda e nas artes.

Fotos: Fernando Louza; Chico Cerchiaro

De volta às origens

Especial dia das mães Jornal aQuadra
Catharina e sua mãe, Maria Cecilia de São Thiago, enaltecem o Dia das Mães

Embora a arte estivesse muito presente em sua vida, Maria Cecilia de São Thiago só se dedicou ao design e à fotografia depois de criar as filhas. “Quando as meninas foram estudar fora, passei a me dedicar ao que sempre gostei. Foi uma realização”, conta. A artista, que acredita que fotografar e manipular imagens é pensar na profundidade das relações humanas, deu de presente às filhas uma certa intimidade com a arte.

Formada em Moda e Ciências Sociais, Catharina passou uma temporada trabalhando em Paris e, de volta ao Brasil na pandemia, teve o insight de homenagear a avó Leonie, que era francesa, com uma coleção de joias composta de anéis de brasão: “Tenho uma questão nostálgica de trazer uma elegância do passado para hoje, junto com a valorização da família, das nossas origens”, diz a filha. “Eu e Catharina trocamos experiências o tempo todo. Agora ela está desenvolvendo uma coleção de joias – coisa que eu fiz há muito tempo – e me realizo através do trabalho dela”, conta a mãe coruja. “Nossos gostos são bem diferentes, mas ela gosta do resultado e isso já vale bastante”, revela Catharina.

@mamie.leonie

Olhares de três gerações

Especial dia das mães Jornal aQuadra
Yasmine, entre a mãe Naná e a avó Glória, unidas pelo mesmo ideal

Glorinha Paranaguá, a sofisticada marca de acessórios em bambu, madeira e palha, nasceu em 1991, no Rio de Janeiro, retomando o antigo sonho de trabalhar com moda da carioca Glória, casada com o diplomata Paulo Paranaguá – com quem morou em diversos países, incluindo França, Áustria, Espanha e Suécia, até que ele se aposentasse e voltassem ao Brasil. “Não sei sair sem bolsa, porque ela fazia a versão mirim de todos os modelos para mim”, conta a neta, Yasmine Paranaguá de Orleans e Bragança, que cresceu em meio às criações da avó.

Em 2018, quando voltou ao Brasil depois de morar 7 anos no exterior, casada e com dois filhos, Yasmine propôs à avó ficar à frente da marca, onde sua mãe, Naná Paranaguá, nora de Glorinha, já estava atuando. “Minha avó ficou muito feliz, sempre me dava toques para ficar atenta a alguma coisa. Durante um ano, ficamos juntas, as três, até minha avó falecer em 2019”, conta Yasmine.

Com essa fusão de olhares, a marca rejuvenesceu sem abandonar o passado nem os materiais que lhe deram fama, ganhou força no on-line, uma loja em São Paulo e planos de expandir sua presença em mercados internacionais. “Estou muito feliz em dar prosseguimento, junto com minha mãe, à marca que minha avó criou quando tinha mais de 60 anos”, diz Yasmine.

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Especial dia das mães Jornal aQuadra

Especial mães

Conheçam as histórias de conexões entre gerações que influenciam criações de sucesso, valorizam a família e promovem a realização de filhos, mães e avós na moda e nas artes.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.