PUBLICIDADE

O que é bem-estar para você?

Quando ouvimos sobre bem-estar, imaginamos uma série de elementos que proporcionam conforto, tranquilidade e satisfação. Esse conceito sofreu diversas modificações ao longo dos anos, sendo que no século 17, o termo “bem-estar” estava associado apenas à saúde física. No século seguinte, passou a agregar outras áreas, levando em consideração as necessidades básicas de cada um.

por Dra. Vânia Assaly

Dra. Vânia Assaly

Nos últimos tempos, ampliamos a visão de bem-estar pelo conjunto de elementos que se define nos aspectos físico, mental, emocional e social. Em relação aos aspectos socioambientais, esta intersecção perpassa pelo moderno conceito “expossoma”, que é o conjunto de interações e experiências que vivemos em determinado ambiente, no campo das relações e com tudo que está à nossa volta.

Quando interligamos saúde e bem-estar, temos o conceito de um estado de completo bem-estar físico, mental, e social, sendo a saúde um dos principais pilares para a sustentação do bem-estar.

Mas, além de saúde física, bens materiais e segurança básica, o bem-estar se manifesta no equilíbrio das relações e, muitas vezes, nos convida para algo além da busca de prazer. Como algo que se dá no campo da espiritualidade, o bem-estar pode vir de aspectos não materiais, mas de vivências e experiências não quantificáveis.
O bem-estar pode surgir muitas vezes nos aspectos sutis da vida, onde a plenitude, a esperança e o pertencimento se manifestam em felicidade, conduzindo nutrientes na ciranda bioquímica do corpo que reverbera no campo vital através da síntese de hormônios, neurotransmissores e no fino equilíbrio imunológico que nos preserva neste planeta.

Convido você a pensar no que te traz bem-estar!

Institutovaniaassaly.com.br

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Helena Montanarini - Editorial 5 anos aQuadra

Editorial jornal aQuadra 5 anos

Desde que visitei a Amazônia pela primeira vez, nos anos 1970, sempre acompanhei os mitos e as verdades que rondam a maior floresta tropical do mundo. Este ano, ao embarcar em uma viagem pelo rio Negro, fui mais uma vez seduzida pela magia daquele lugar.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.