PUBLICIDADE

Agrofloresta, a riqueza da diversidade

Agrofelicidade, agrofloresta de Carolina e João Paulo Pacífico em Porto Feliz, integra produção alimentar, recuperação do solo e diversidade, exemplificando práticas sustentáveis no agronegócio.

Por Felipe SS Rodrigues | Fotos Fran Parente

Agrofloresta - Carolina e João Paulo Pacífico - Jornal aQuadra

A agrofloresta é um sistema de produção de alimentos combinado à recuperação do solo que se inspira nos ecossistemas naturais. Curiosamente, a agrofloresta possui uma estética que causa estranheza à primeira vista, por conta da diversidade. É preciso também remover as monoculturas da retina para entender a cumplicidade das espécies. 

Esta agrofloresta, batizada de Agrofelicidade, deu início à recuperação das terras de um antigo pasto na região de Porto Feliz, e já está literalmente rendendo frutos.

A iniciativa do casal Carolina e João Paulo Pacífico está em sintonia com as ações mais recentes de João junto ao mercado financeiro e seu ativismo empresarial: ele ficou conhecido por estruturar operações de crédito para negócios com impacto social e ambiental, como emissões na Bolsa para financiar a agricultura familiar e orgânica do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

O pavilhão dedicado à agrofloresta logo ao lado, foi feito para receber eventos ligados ao tema e disseminar como essa forma de cultivo pode gerar um cenário alternativo e sustentável para o agro. Outros elementos arquitetônicos, como um muro branco de 100 metros e uma fonte de água, criam um trajeto especial, quase de land art, de conexão com a natureza.

Pomar, árvores frutíferas e madeireiras, além de um pavilhão dedicado à agrofloresta, palco de eventos para disseminar a agricultura sustentável

compartilhe

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Astrasl da Primavera - Valderson de Souza - Ilustração Paula Stark

Astral da Primavera

Setembro começa com o bom astral da lua crescente. As atenções se voltam para o corpo, para o visual, é a largada das preparações para o final do ano que está logo aí.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.