PUBLICIDADE

Faça o coração agradecer

Estima-se que cerca de 20% das doenças nos dias de hoje se devem a fatores ambientais. Urge o tempo para a pausa. Nunca foi tão fundamental criarmos as rotas de fuga em direção ao campo, à mata, à floresta.

por Dr. Carlos Prazerres

Dr. Carlos Prazeres - Jornal aQuadra
Dr. Carlos Prazeres

Nem mesmo dá a hora dos primeiros raios de sol, uma tropa de humanos desperta e, mecanicamente, apronta-se para seguir a avassaladora rotina das grandes cidades.

Sucedem-se as horas, dias, semanas e meses, sem perceber a própria existência, afogados em estresse e ofegantes sob o senso de urgência que lhes foi vendido. Burnout! Explosão! Colapso!

Muitos de nós acabamos de nos identificar com esse relato. Estima-se que cerca de 20% das doenças nos dias de hoje se devem a fatores ambientais.

Urge o tempo para a pausa.

Nunca foi tão fundamental criarmos as rotas de fuga em direção ao campo, à mata, à floresta.

A natureza nos ensina sobre prioridades, sobre o que é equilíbrio, sobre o que é relevante.

Longe de likes, selfies e redes sociais, engana-se quem pensa que o contato com a terra e a imersão na floresta repercutem só sobre a saúde mental. Estudos apontam que o contato com a natureza e o ar puro reduzem os níveis de pressão, controlam os batimentos cardíacos e reduzem taxa de internação por doenças cardíacas.

Estar conectado à nossa essência e à matriz natureza nos permite desenvolver a consciência sobre a respiração, o que fortalece a saúde, equilibra os sentimentos e melhora a nossa qualidade de vida.

Como afirma Julio Frenk, ex-presidente da Universidade de Miami, a saúde é uma encruzilhada onde convergem diversos aspectos biopsicossociais. E, por isso, é tão importante criarmos espaços para os movimentos de encontro com a natureza, e resgatarmos o verdadeiro valor da saúde. O coração agradece.

@drcarlosprazeres

compartilhe

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Apenas o Essencial

O que aparenta ser simples e mínimo na realidade deve ser visto como um espaço sem ruídos e denso de pensamentos, um espaço equilibrado, sem nada a adicionar ou a subtrair, um espaço essencial. Ou essencialista, como gostamos de chamar.

continuar lendo...
Especial dia das mães Jornal aQuadra

Especial mães

Conheçam as histórias de conexões entre gerações que influenciam criações de sucesso, valorizam a família e promovem a realização de filhos, mães e avós na moda e nas artes.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.