PUBLICIDADE

Maritza Caneca – Perspectivas do olhar

Artista visual radicada em Miami, a carioca Maritza Caneca, autora da seção Q desta edição, começou a trabalhar com fotografia em produções cinematográficas nos anos 1980. Após 30 anos no set de filmagens, sentiu necessidade de se expressar sob seu próprio olhar.

por Joe Doe

Maritza Caneca - JornalaQuadra

“Costumo dizer que as filmagens foram, e são, a minha janela para o mundo”, conta.
Desde 2012, ela trabalha com fotografia e instalações e mergulhou nas piscinas. “Passei a ver a piscina como obra de arte – esse objeto serviu de instrumento para contar a história de um lugar e as histórias das pessoas que o habitam.

Maritza Caneca - JornalaQuadra

Obra feita com
detalhe da foto
Entre Águas,
Budapeste, 2018
Por Maritza Caneca

As piscinas falam de memória, estética, arquitetura e sobre o comportamento de uma época.” O tema rendeu exposição nas Olimpíadas 2016 no Paço Imperial do Rio de Janeiro e o convite para uma intervenção artística na icônica piscina do Copacabana Palace Hotel. Em 2020, concluiu um mural fotográfico em Miami, seu maior projeto de arte pública (em qual região da cidade fica esse mural?), e foi convidada a expor no Aeroporto Internacional de Miami.

Maritza tem estúdio no bairro de Wynwood e atualmente é artista residente no Bakehouse Art Complex. No Rio, suas obras encontram-se na Anita Schwartz Galeria e, em Lisboa, na Brisa Galeria. Ju, tirei alguns “Miamis” pois no início do texto já foi dito que ela está radicada na cidade, tudo bem?

Maritza Caneca - JornalaQuadra
Maritza Caneca

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Homens na cozinha

Logo de cara, o chef Felipe Rodrigues faz questão de esclarecer o apelido que recebeu na época em que estudava em Porto Alegre: Santo. “Não é que eu sou santinho não, é porque nasci em Santo Ângelo, interior do Rio Grande do Sul”, diz.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.