PUBLICIDADE

Iêmen – Perdido & Achado

Localizado no Oriente Médio, o Iêmen faz fronteira com a Arábia Saudita e Omã e é banhado pelo Mar Vermelho e pelo Oceano Índico. Apesar da guerra civil que dura anos, seus encantos merecem ser revelados

por António Avelar

Os encantos do Iêmen - Jornal aQuadra

Grandioso e possuidor de uma herança ainda hoje avassaladora, um dos outrora mais importantes centros culturais no Oriente Médio, o Iêmen mergulhou numa guerra civil em 2014. Desde então, caiu numa aura de mistério e preconceito, mas a situação está longe de ser o que era. Hoje, o conflito dissolveu-se, estando apenas circunscrito às regiões periféricas do oeste e do norte, e o país voltou a atrair quem procura aventura e deslumbramento.

Provavelmente um dos países mais bonitos do planeta, dominado pela arquitetura em barro das suas cidades – com destaque absoluto para Shibam, conhecida como “Manhattan do Deserto”, onde a maioria dos edifícios data do século 16 –, pela hospitalidade da sua gente e pelas paisagens de grande impacto. Hoje, a viagem é possível e segura na região de Hadhramaut, que concentra a maioria dos pontos mais icônicos do país. A arquitetura autóctone atravessaséculos de existência e persiste como o estilo mais visível, mesmo em edificações modernas.

A ocupação britânica trouxe opulência aos múltiplos palácios de comerciantes que ficaram para trás, majoritariamente em Tarim, e os desfiladeiros verticais envolvem as povoações, das maiores às menores, onde agricultoras e pastoras desfilam seus chapéus de palha pontiagudos e os vendedores nos mercados tomam-nos pelas mãos e nos levam a provar iguarias, transpondo toda e qualquer barreira de comunicação.

A verdadeira riqueza de uma viagem como essa está nas pessoas, no quão longe irão para nos fazer sentir em casa, especialmente nas pequenas vilas de Wadi Doan. É um sentimento de choque cultural positivo, em vias de extinção. É com muito orgulho que todos os visitantes são levados a partilhar refeições, vestir trajes sociais, visitar pequenas vilas e artesãos. O desconhecido rapidamente transforma-se em familiar, os segredos da terra vão sendo revelados.

A logística, porém, é um trabalho complexo. É necessário
ter contatos locais para assegurar a burocracia, a segurança, o alojamento. A internet deixou o planejamento de qualquer viagem mais fácil, mas, neste caso em particular, é preciso montar um quebra-cabeças avançado. Não existe forma de marcar os voos em nenhum site de busca, nem reservar estadias em hotéis.

O acesso pode ser feito via terrestre, por Omã, e só é permitido com o esforço conjunto de autoridades locais e muita vontade de conhecer o país. O alojamento, apesar de muito limitado, consegue garantir conforto básico, inclusive permitindo bons mergulhos em piscinas com vistas deslumbrantes. Os restaurantes, sem referências em guias de renome, oferecem refeições deliciosas, com ingredientes reais e companhia inusitada.

A EXPEDIÇÃO
A expedição, pelas mãos da The Ylem Expedition Company, é única: depois do encontro em Salalah, Omã, para um jantar, briefing e pernoite em um hotel de luxo, partimos numa viagem pela costa do Mar Arábico, iniciando seis dias a descobrir o país, acompanhados constantemente por um guia local. A segurança, preocupação central, é garantida pela escolta policial e militar que nos acompanha, também, mas que se torna tão leve que são inevitáveis os laços que se criam com os nossos anfitriões.

Os encantos do Iêmen - Jornal aQuadra

A passagem é obrigatória por Mukalla com a sua arquitetura de influência indiana, por Wadi Doan com as suas vilas misteriosas e vistas extraordinárias, pela arquitetura única de Tarim, pela ex-libris Shibam e pelos templos sofistas de Aynat. As viagens pela costa e pelo deserto, magnífico e austero, preenchem o itinerário, com trechos de estrada pontuados por arquitetura extraordinária, digna de cenário de filme, mas sem qualquer aparato ou multidões. O detalhe das experiências incluídas surge com surpresa, como visitas a apicultores que produzem o famoso mel da região, ou conversas com quem mantém a herança física e imaterial patrimônio da Unesco.

A The Ylem Expedition Company é a primeira agência no mundo a oferecer expedições ao Iêmen a pequenos grupos. O serviço tem tudo incluso: do seguro de viagem a cortesias de conforto, passando por toda a logística e experiências, permitindo ao viajante aproveitar a viagem sem qualquer preocupação, e garante memórias que duram a vida inteira.

compartilhe

Os encantos do Iêmen - Jornal aQuadra
António Avelar

António Avelar
Português, formado em branding, comissário de bordo, fotógrafo e viajante curioso em percorrer os cantos menos óbvios do globo há mais de uma década, agora leva convidados em expedições exclusivas a destinos inusitados, sem preocupações, com tudo incluso e com curadoria irreverente e atenção aos detalhes.

@ylemco | ylemexpedition.com
@eltravelar | eltravelar.com

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Avizinhe-se, Vida de Bairro - Jornal aQuadra

Avizinhe-se

Conviver em harmonia com os vizinhos nem sempre é uma tarefa fácil, mas é possível desde que haja respeito e boa vontade de todas as partes.

continuar lendo...

Editorial Alameda Gabriel Nº1

Ícone da cidade de São Paulo, a Alameda Gabriel Monteiro da Silva é ponto de encontro de arquitetos,
decoradores e todos os que gostam de se manter atualizados com as tendências em design e decoração. O jornal aQuadra nasceu ali, em seus arredores, bebendo das referências expostas em suas vitrines.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.