PUBLICIDADE

Chaufa vegetariano

Chaufa é uma espécie de arroz frito que foi criado pelos imigrantes que formaram, no Peru, a maior colônia chinesa da América Latina.

receita por Marco Spinoza, Chef do restaurante Cantón

Construída a partir de quatro sabores de base – ácido, amargo, doce e salgado –, a cozinha asiática inclui ainda o picante. Novos restaurantes chineses, coreanos, indianos e indonésios, tradicionais e contemporâneos, apostam em receitas típicas e criativas, e vêm conquistando fãs.

O arroz é ingrediente básico da cozinha coreana, que não dispensa verduras, legumes e carnes. A cozinha Chifa é o jeito peruano de fazer comida chinesa. Chifa significa “vamos comer arroz”.

Chaufa é uma espécie de arroz frito que foi criado pelos imigrantes que formaram, no Peru, a maior colônia chinesa da América Latina.

Chaufa Vegetariana - Jornal aQuadra
Chaufa vegetariano
  • Comece aquecendo o wok e adicionando 4 colheres de óleo.
  • Salteie uma colher (chá) de alho e uma colher (chá) de gengibre no wok. Adicione meia xícara de mix de vegetais (repolho branco, repolho roxo, cenoura e abobrinha).
  • Coloque um terço de xícara de cogumelos paris e shiitake hidratados até ficarem dourados e aromáticos. Adicione meia xícara de mix de vegetais (repolho branco, repolho roxo, cenoura e abobrinha).
  • Integre uma xícara de arroz cozido, garantindo uma distribuição uniforme.
  • Derrame três colheres de shoyu sobre a mistura e mexa para garantir que todos os ingredientes estejam bem temperados. Acrescente um quarto de xícara de abacaxi em cubos, duas colheres de amendoim picado (pé de moleque) e continue salteando para realçar os sabores. Introduza um quarto de xícara de brotos de feijão.
  • Para um toque final, adicione cebolinha picada e duas colheres (chá) de óleo de gergelim, elevando ainda mais o aroma e o sabor.
  • Decore com pedaços do abacaxi curtido, folhas de coentro, pimenta dedo-demoça e sementes de sésamo branco e preto.

Marco Espinoza
Chef do restaurante Cantón, especializado na culinária chifa.
@canton.br

compartilhe

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Jornal aQuadra - Editorial edição 31

Editorial ed.#31 – Japão em São Paulo

Amamos São Paulo e sua rica diversidade étnica e cultural, herança de diversos povos que ajudaram a construir nossa história, por isso escolhemos, primeiro, o Japão, tão presente em nosso dia a dia por meio da gastronomia, literatura, arquitetura e um bairro – a Liberdade –, que influenciam o nosso estilo de viver.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.