PUBLICIDADE

Apenas o Essencial

Os arquitetos Fred Peclat e Gabriela Chow contam a história por trás da reforma do apartamento do casal na Alameda Santos.

Por Vinícius Vitoriano Fotos Atelier Peclat+Chow

Aspas

Como muitos projetos da década de 1950, o apartamento dos Jardins do casal dearquitetos Fred Peclat e Gabriela Chow possuía uma planta inicial com espaços pequenos e compartimentados. A integração de ambientes, feita na recente reforma  tocada por Fred e Gabriela, veio para trazer uma maior sensação de espaço e liberdade. Cozinha, sala de estar e escritórios convivem lado a lado, livres de paredes de concreto. “Costumamos dizer que não projetamos paredes, mas sim vazios. Dessa forma, os ambientes se desdobram das relações que imaginamos para o espaço”,explica Fred.

A conversa com o estilo de vida dos donos do apê é também observada na delicada composição de materiais naturais e de diferentes texturas, que proporciona relações táteis e cria uma atmosfera única. A paleta de materiais selecionada foi de base neutra, respeitando o caráter dos anos 1950.

Para o piso, o granilite cinza ganhou destaque. O forro, do tipo colmeia de alumínio, é contínuo por todo o apartamento. O branco surge nele e também nas paredes, ora lisas, ora de tijolinhos aparentes tingidos. O mármore Carrara estampa algumas superfícies, conferindo ainda mais personalidade ao projeto.

Uma pátina negra foi a eleita do casal para os elementos metálicos, e folhas de madeira pau-ferro aparecem na marcenaria, contribuindo para aquecer o espaço e complementar sua base neutra.

O toque final se manifesta, é claro, nas peças de mobiliário contemporâneo,desenhadas pelo Atelier, que se misturam a peças vintage, garimpadas em antiquários e marcadas pela passagem do tempo.

A paleta dos materiais foi pensada como uma base neutra, criando assim o pano defundo do ambiente, onde a marcenaria revestida de folhas de madeira pau-ferro sedestaca, aquecendo o espaço.

compartilhe

PUBLICIDADE

Você também pode gostar...

Agenda Cultura - Jornal aQuadra

Agenda aQuadra – Cultura

No ritmo acelerado da vida contemporânea, a agenda cultural se destaca como um guia indispensável para desbravar experiências artísticas enriquecedoras. Exposições, streaming e livros… um fascinante itinerário para a descoberta de novos horizontes culturais!

continuar lendo...
Helena Montanarini - Editorial 5 anos aQuadra

Editorial jornal aQuadra 5 anos

Desde que visitei a Amazônia pela primeira vez, nos anos 1970, sempre acompanhei os mitos e as verdades que rondam a maior floresta tropical do mundo. Este ano, ao embarcar em uma viagem pelo rio Negro, fui mais uma vez seduzida pela magia daquele lugar.

continuar lendo...

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.