PUBLICIDADE

Um novo tempo

Trago para você a previsão do tempo: ele está passando! E o mais importante, como está sua relação com ele? Este final de ano é um ótimo momento para refletir.

por Hans Donner

Trago para você a previsão do tempo: ele está passando! E o mais importante, como está sua relação com ele? Este final de ano é um ótimo momento para refletir.

Vamos à mitologia grega. Ela nos deu Cronos, a personificação do tempo eterno e imortal, um deus que devora a humanidade, incluindo seus próprios filhos, menos Zeus, pai de Kairós, cujo tempo é oposto: é qualidade no tempo de vida. A humanidade chacoalhada pelo coronavírus foi obrigada a repensar. Estamos destruindo o tempo, sendo engolidos por Cronos.

Você passa na marginal lotada, as pessoas estão em paz? O visual impressiona, seus encantos, as belezas da cidade, então a pessoa lembra que no fim de semana pode fugir. Vou colocar tudo o que se possa imaginar que Deus criou, o Amazonas, sua beleza, respirando, dentro do tempo. De repente, volta tudo conectando você em emoções e lembranças. Você não vai se sentir atrasado, mas o tempo que temos é incrível! Vejo hoje como o reamanhecer.

Sair de Viena, viver sonhos de design, transformar a televisão e o país. A criatividade das crianças mexendo com a imaginação, mostrada só na tela. Não cortei o cordão umbilical, apenas abri o laço e, ainda na Globo, fui convidado a pensar em obras de arte, prédios, móveis, tapetes, luminárias. Que coisa linda! Escrevi há alguns dias, depois de 46 anos, que todo o meu trabalho na tela virtual, que aparece e desaparece e vai desaparecer para valer, é questão de tempo. 

Cadê os romanos? Os astecas? Os egípcios? É o tempo e é incrível. Fui chamado para colocar design no outro nome que existe para Deus: Tempo. Nada é maior que o tempo, e se hoje um arquiteto faz um prédio maravilhoso, daqui a dez anos vai dizer: que coisa velha. Lançam um carro tecnológico e logo será velho. Porque o tempo tudo carimba, e sua pele também. Transformei pixel em tempo na minha coleção de tapetes: a Monalisa é o tempo; Salvador Dali fez o tempo derreter. Pixel é tempo, porque tudo no mundo sai da asa da borboleta, que tem o seu tempo e quando sai voando você vê as árvores, e cada folha quando cai tem Deus, tem seu pixel do tempo, e quando se afasta ainda mais vem o Rio de Janeiro, depois o mundo. Tem um pixel marcado. 

O mundo vai acabar, é questão de tempo. Provavelmente voltará tudo ao momento que me inspirou, porque a luz nasceu há 3,7 bilhões de anos, o tempo há 3,7 bilhões de anos, e Deus falou o quê? Ache a luz. O tempo é maior que tudo que existe, do big bang e sua dimensão inimaginável à nossa Terra maltratada, tudo passa, e se eu coloquei um pouco de design, fluidez e beleza no tempo, falo da vida. Eu dizia: tempo é vida. Depois mudei: viva o seu tempo! É único o que você tem, não vá a 300 quilômetros por meio das novas tecnologias, da internet que está acelerando a velocidade do som. Essa tecnologia está enlouquecendo a humanidade. Filtrar é muito difícil para um jovem, quase impossível. A criança hoje vive no mundo virtual, enquanto nós, mais velhos, vivemos uma infância maravilhosa. 

Não falo de design, mas de vida. Tempo é vida! Carlos Petrini, fundador do movimento Slow Food, fez um paralelo dizendo que consegui eliminar as dimensões torturantes do relógio ao criar um objeto que faz pensar em nossas vidas e, meditando, senti que tenho um instrumento sensacional, uma versão mínima de calma. O tempo no meu relógio flui e afasta a angústia causada pelo tique-taque, me lembrou a palavra “flow”. Tudo no universo flui de nossas energias e tivemos mais que nunca esse longo tempo para entender a importância de cada segundo nas nossas vidas.  Permita-se viver este ano novo em um novo tempo que faça você feliz.

compartilhe

PUBLICIDADE

Você pode gostar

Assine nossa newsletter!

Receba avisos sobre novos artigos e novas edições do jornal.